sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SISTEMA LOCOMOTOR - PARTE 1 - OSSOS


Bom Dia J

Como já dito antes A anatomia faz parte da grade do curso técnico em Análises Clínicas.
Um dos primeiros assuntos abordados na matéria, é o sistema locomotor, e é justamente sobre isso que vamos falar hoje .


Ao movimentar o corpo necessariamente você faz uso dos ossos, cartilagens, articulações e músculos estriados, ou seja, do sistema locomotor – o qual possibilita não apenas a sustentação do corpo como nos permitem andar, correr e realizar movimentos mais complexos como pular, dançar praticar esportes, etc. Este sistema age sob o comendo do sistema nervoso Central.

ü OSSOS
Os ossos são responsáveis pela firmeza, sustentação e postura do corpo humano. Por serem constituído de um tecido conjuntivo especial, são formados por células vivas denominadas osteócitos, que precisam ser nutridas. Tal fato o diferencia de outros tecidos conjuntivos, pois no interstício há grande quantidade de sais minerais, especialmente fosfato e cálcio, o que explica sua dureza.
      Os ossos apresentam grande variedade de forma, tamanho e estrutura interna e têm como principais funções a sustentação do corpo e a fixação do tecido muscular esquelético (ou voluntário), além da proteção dos órgãos moles como, por exemplo, cérebro, coração e pulmões.
      Os ossos longos, como por exemplo, o fêmur, localizado na coxa, tem sua estrutura composta externamente por uma camada densa e rígida, e internamente por outra camada, esponjosa, onde se localiza a medula óssea – a qual possui um tecido de coloração avermelhada e forma a maior parte das  células sanguíneas. No corpo do osso, chamado de diáfise, há uma membrana fibrosa, o periósteo, que o reveste externamente. As extremidades, onde se processa o crescimento do tecido ósseo por acréscimo de camadas superficiais, são camadas de epífises e recobertas de cartilagem para facilitar o movimento.
      Há também os ossos chatos ou planos, que são largos, compridos e finos. Como por exemplo, podemos citar a escápula, mais compacta, que não produz células sanguíneas – encontrada na face posterior do tórax, bilateralmente.
      Geralmente, esses ossos desempenham funções de proteção como os ossos planos do crânio, que protegem o cérebro.
      Citam-se, ainda, os ossos curtos, que possuem as três dimensões mais ou menos iguais (assemelhando-se a um tubo) e são encontrados apenas no tornozelo (tarso) e punho (carpo).
      Os ossos irregulares, que possuem diversas formas como aqueles da face, e os ossos sesamóides, que se desenvolvem em certos tendões (por exemplo, patela) e são encontrados no cruzamento dos tendões com as extremidades dos ossos longos nos membros, protegem os tendões do desgaste excessivo e geralmente mudam o ângulo dos mesmos quando passam por suas inserções.
      O tecido ósseo, desde que habituado a pesos frequentes, do próprio corpo não, torna-se mais forte em sua estrutura, Já quando paralisado – como, por exemplo, se estiver engessado – torna-se pela inatividade no dia-a-dia mais frágil.
      Ao ocorrer uma fratura, há um estímulo espontâneo de produção de células ósseas. São então produzidas fibras de colágeno mais sais de cálcio, visando favorecer a regeneração do osso.
      Ao atingirem a velhice, as pessoas passam a apresentar grande dificuldade de regeneração dos ossos, em vista da diminuição da quantidade de cálcio e teor aquoso, alem da redução das fibras de colágeno. A osteoporose, por exemplo, é uma doença causada pela descalcificação dos ossos, tornando-os mais frágeis pelo envelhecimento – o que acontece pela diferença entre a produção e absorção de células ósseas.


Bom pessoal, por hoje é só ate aqui, abaixo está um vídeo falando sobre os ossos, e no próximo post o assunto será esqueleto humano.
Beijinhos e até breve J!







1 comentário:

  1. Iron Man: The Wily Wars - Tithalia - TITIUM TINYL
    Iron Man: The thaitanium Wily Wars. Iron Man: The Wily Wars. powerbook g4 titanium Iron Man: The Wily Wars. Iron Man: black titanium wedding bands The Wily guy tang titanium toner Wars. titanium oxide

    ResponderEliminar